Após o casamento do primo e o afastamento de Laura, Tomás decide regressar aos Estados Unidos da América. No entanto, uma semana depois, o jovem regressa dos Estados Unidos, com vontade de desvendar toda a verdade.
Ao reencontrar a mãe, Helena (Ana Padrão), em frente ao espelho, ele confronta-a sobre a possível responsabilidade pelo retrocesso na recuperação de Miguel (João Catarré), que voltou a não falar nem a mexer-se. Helena mente descaradamente, afirmando que não tem culpa. "O teu primo tem recaídas, e vai ser assim até ao fim da vida dele", diz ela, escondendo a verdade. No entanto, Tomás fica desconfiado.
Helena rapidamente percebe que a razão do regresso de Tomás é Laura (Victoria Guerra), o que a deixa furiosa. "Que praga, Tomás! Podes ter a mulher que quiseres. Pareces enfeitiçado!", diz ela com desdém, acusando-o de se deixar levar por uma mulher que tem como objetivo destruí-la. "Se continuas com ela, deixas de ser meu filho", ameaça Helena.
Mais tarde, Tomás tem um confronto inesperado com Verónica (Joana Ribeiro), que tenta seduzi-lo. Irritado, ele rejeita as suas investidas, afirmando sentir "nojo" por ela. Verónica, sentindo-se humilhada, responde com um estalo no momento em que António aparece.
António, sem entender a situação, tenta intervir, mas Tomás desconversa, atribuindo o comportamento de Verónica às hormonas. O jovem aproveita para questionar o pai sobre Miguel e o comportamento evasivo da mãe sempre que o assunto é abordado. António defende Helena, mas lamenta a grande recaída de Miguel e admite que não confia em Verónica para cuidar dele. Tomás, desconfiado, decide que vai investigar o que realmente está a acontecer.