O sonho comanda a vida. A frase é antiga, e a premissa de muitos. Principalmente dos jovens, que aspiram chegar à televisão e ao mundo envolvente de forma fácil e rápida. O fast talent é um fenómeno que emerge, principalmente alimentado pelos influencers.
Uma das portas de entrada na televisão foi, durante muitos anos, a série 'Morangos com Açúcar' e, com a aposta recente da TVI neste formato, muitos jovens olham para isto, como a grande oportunidade.
Desta forma, há quem se tenha alimentado desta porta para criar artimanhas pouco corretas, principalmente para criar "campanhas ilícitas de promoção de castings" para a série da TVI. A informação é publicada pela Media Capital, que detém o canal de televisão, e, em consequência, a série 'Morangos com Açúcar'.
Estas campanhas, como já referimos, ilícitas e falsas, aliciam os jovens a concorrerem, com a falsa promessa de que integrarão projetos no canal. "Acresce ainda que nessas campanhas, que podem redirecionar para sites fraudulentos, são solicitados dados pessoais, como nome, email, a cópia do cartão de cidadão, fotos ou vídeos com participações para finalidades ilícitas às quais a TVI é totalmente alheia", alerta o comunicado do canal.
Assim, a TVI pede para que, para além de terem mais atenção, acompanhem as plataformas oficiais do canal. "A TVI tem, aliás, ativamente denunciado todas as iniciativas de apropriação ilegítima das suas marcas, atuando junto dos órgãos de polícia bem como junto das entidades proprietárias das plataformas digitais", conclui o comunicado.