Nos últimos anos, as séries turcas conquistaram um espaço de destaque na televisão portuguesa, sobretudo através da SIC, que tem apostado fortemente neste tipo de conteúdo.
No entanto, o que muitos desconhecem é que a TVI também tem explorado este fenómeno, ainda que de forma mais discreta e, diria até, quase oculta.
A SIC integrou as séries turcas na sua programação regular, distribuindo-as pelos seus canais principais como a SIC, SIC Mulher e SIC Caras. O mesmo não se pode dizer da TVI, que tem optado por uma abordagem diferente, disponibilizando as suas séries turcas apenas no TVI Player. Uma estratégia que levanta algumas questões: por que motivo a TVI não aposta nas séries turcas na sua grelha principal? Terá receio de enfrentar a SIC nesta batalha?

Atualmente, uma das séries turcas que pode ser encontrada no TVI Player é Kurt Seyit e Shura, um drama histórico passado na época da Revolução Bolchevique e da Primeira Guerra Mundial, que conta a emocionante história de amor entre um tenente da Crimeia e a filha de uma nobre família russa. No passado, a TVI já disponibilizou outras produções como Mães e Mamãs e As Asas do Amor, que também passaram pelo canal Dizi Portugal, acessível nas principais operadoras.
O que torna esta estratégia da TVI ainda mais curiosa é o facto de as séries turcas já terem provado ser um verdadeiro sucesso em Portugal. Então, por que motivo não são integradas na programação regular do canal? Será um teste discreto para perceber a recetividade do público?
Ou simplesmente uma forma de reforçar o conteúdo exclusivo do TVI Player? Independentemente da resposta, a verdade é que a TVI não ignora o fenómeno turco, mesmo que o faça de forma menos visível.
Seja como for, para quem gosta deste tipo de conteúdo, a SIC continua a ser a principal referência, com títulos como Secrets of an Angel, Amor Valente e a mais recente Never Let Go, todas integradas nos seus canais de televisão e com grande destaque na promoção.
E tu, sabias que a TVI tinha séries turcas? Achas que deveria dar-lhes maior protagonismo?