A TVI já começou as gravações do novo reality show, apresentado por Maria Botelho Moniz. Os locais de filmagem são em torno da barragem de Montargil, e as gravações arrancarem no passado dia 2 e estão previstas durar um mês neste local. "As gravações estavam previstas arrancar a 28 de novembro, mas não foi possível. A afluência aos castings não correu como era esperado e foi complicado arranjar casais, inclusive houve alguns que desistiram depois de já estarem selecionados e com vídeos de apresentação feitos", conta uma fonte ligada ao projeto à revista TV 7 Dias.
Ao que parece, a TVI pensou que o programa tivesse maior afluência, e por isso, existiram dificuldades em juntar casais. Entretanto, a apresentadora Maria Botelho Moniz já se juntou à equipa, mas a primeira cerimónia de compromisso teve de ser adiada. "As filmagens não decorrem só em Montargil, por exemplo, as cerimónias são num estúdio em Lisboa", avança a mesma fonte à referida revista.
As questões meteorológicas levaram, por exemplo, a que as gravações fossem adiadas. "Ontem [N.R.: terça-feira, 13] eram para ter vindo gravar em Lisboa a primeira cerimónia de compromisso, mas não vieram por causa do temporal, adiaram para hoje [N.R: quarta-feira, 14]", referindo que os transtornos são grandes. No entanto, às quartas-feiras, Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos gravam o programa Dois às 10, emitido ao sábado. Dessa forma, a apresentadora teve de faltar, e por isso, foi substituída por Mafalda Castro.
Chama-se A Experiência, e o formato junta ex-casais dispostos a dar uma nova oportunidade do amor. Os concorrentes voltam a partilhar casa e as dificuldades do dia-a-dia. Nas cerimónias de compromisso, exibidas aos domingos, decidirão se pretendem continuar ou não no formato.