O grande segredo de 'A Herança': Cláudia era amante de Raul

A jovem sente-se encurralada quando Vicente começa a questioná-la sobre a morte do empresário. Mas há quem acredite que ela é a verdadeira culpada…

O grande segredo de 'A Herança': Cláudia era amante de Raul
Fotos: SIC

Na cozinha da residencial, Cláudia (Isabela Valadeiro) encontra-se sozinha com uma caixa misteriosa. Lá dentro estão papéis escritos à mão com mensagens carinhosas, todas assinadas por alguém identificado apenas com um “R”: “A Cláudia estava linda hoje”, “Ansioso por estar consigo de novo”, “Sonhei consigo esta noite”. Entre os recortes, há também uma capa de revista onde Cláudia colou a sua cara por cima da de Brígida (Sofia Sá da Bandeira), aparecendo ao lado de Raul (Virgílio Castelo). Relembra assim o envolvimento que teve com o empresário e não esconde um leve sorriso.

Mas, decidida a apagar o passado, queima tudo. O que não esperava era ser surpreendida por Amélia (Ana Bustorff), que quer saber o que está a acontecer. Cláudia inventa uma desculpa e diz que tentou cozinhar, mas queimou tudo. Contudo, a dona do café percebe logo que aquilo que se queimava não era comida. Antes que consiga obter respostas, Cláudia foge da conversa com a desculpa de ter um compromisso urgente.

Mais tarde, Amélia partilha o episódio com Vicente (Ricardo Pereira) e mostra-lhe algumas fotografias parcialmente queimadas, onde ainda se distingue a imagem de Raul com a jovem. “Cá para mim, é a história mais antiga do mundo. A secretária com o patrão”, comenta, desconfiada. Vicente começa a ligar as peças e suspeita que Cláudia tenha sido responsável pela morte de Raul. “Há casos que duram anos sem ninguém suspeitar. E eu não me costumo enganar nestas coisas”, reforça. “Ela nunca me enganou”, afirma Amélia com convicção.

No dia seguinte, Vicente confronta Cláudia diretamente sobre a morte de Raul e sobre a prisão de Sofia (Patrícia Tavares) por esse crime. Visivelmente nervosa, Cláudia deixa escapar mais do que devia: “Parecia um acidente e afinal, foi envenenado…”. Vicente não perde a oportunidade para a provocar e lança mais perguntas, tentando perceber o que ela sabe realmente. “Como sempre foste tão próxima do Raul…”, diz-lhe, irónico. A jovem tenta defender-se: “Eu e toda a gente. Ele era muito dado aos seus trabalhadores, como sabes. Até contigo.

A conversa incomoda Cláudia, que acaba por se esquivar: “Não quero falar mais de mortos.” E abandona o local. Entretanto, Vicente partilha com a mãe que, caso Sofia venha a ser ilibada, Cláudia poderá ser a próxima acusada. E ambos começam a delinear um plano. Amélia sugere que ele deixe cair algumas pistas nas mãos de Pilar (Mariana Monteiro) e Brígida. Vicente mostra-se hesitante, pois a sua aliança com a mãe de Bernardo (Rui Pedro Silva) ainda não está consolidada. No entanto, Amélia insiste: é preciso agir antes que seja tarde.