Quem segue 'A Promessa', conhece bem a relação conflituosa entre Tomás e o pai António. Apesar do jovem ter um comportamento rebelde, o pai não conhece a verdadeira história.

Mas a verdade é que o jovem acaba por aceitar ajuda e numa das sessões de alcoolismo, acaba por contar a sua história de vida. "O meu nome é Tomás, sou alcoólico e não bebo há quatro dias. Não sei quando é que começou, quando foi a primeira vez que bebi até cair. Sei que há qualquer coisa cá dentro que me leva a beber mais e mais. Depois, no dia a seguir, sinto-me um merdas pelo que fiz e só me apetece beber outra vez", conta Tomás.

O que o filho de Helena não sabe é que António está a ouvir o discurso. "A minha familia está desapontada, tenho medo de os perder por causa disto. O meu pai odeia-me. Não, não é bem odiar-me. Acho que ele preferia simplesmente que eu não existisse. Acho que já teve sonhos para mim, mas desiludi-o sempre."

Apesar de não terem uma relação muito boa, António fica comovido. "Isto quando se lembra que eu existo e sou filho dele. Para ele sou só um bêbedo que não sabe o que quer da vida, mas gostava de lhe provar o contrário", afirma Tomás, que não consegue prosseguir. O orientador acabar por terminar a sessão.

De tarde, António chama o filho à empresa. Este estranha a simpatia do pai, que lhe diz: "Quero que venhas trabalhar para a empresa. Quero-te mais próximo de mim." Tomás estranha a mudança de atitude, mas acata e aceita.