A tensão volta a subir na novela 'A Promessa', da SIC. O conflito em torno da paternidade do bebé de Verónica alcança um ponto explosivo quando Lurdes provoca Helena na sala do palacete.
Lurdes, sentada no sofá da patroa, diz em tom provocador que o bebé se chamará Tomás — contrariando o plano de Helena, que insiste que o bebé é filho do Miguel. Helena reage com fúria e perde o controlo: tenta apertar o pescoço da idosa, jurando eliminá-la.
Lurdes responde com uma réstia de crueldade e ironia: "A minha memória é muito sensível ao saldo bancário. Quanto maior ele for, mais eu me esqueço das coisas… engraçado, não é?" — uma provocação que deixa Helena ainda mais fora de si.
A cena escala quando Verónica entra e impede o pior, travando a vilã. Helena responde com ameaças: acusa Lurdes de chantagem e lembra-lhe um vídeo comprometedora, declarando que quem a volte a incomodar “vai arrepender-se”. Em tom de aviso final, a antagonista promete vingança se insistirem em chamar o bebé de Tomás ou em expor segredos guardados.
Um momento de grande violência e chantagem psicológica que promete reacender guerras na família Fontes Morais e ter repercussões nos episódios seguintes.
