Lalá (Inês Castel-Branco) provoca um incêndio devastador que deixa o seu filho, Martim (Lucas Dutra), à beira da morte. Felizmente, Martim recupera, e o seu regresso a casa é marcado por uma receção calorosa, com uma festa surpresa organizada pela família. Contudo, o ambiente torna-se sério quando Jaime (Sérgio Praia) insiste em falar com Martim sobre a sua saúde.
Antes do encontro, Vitória (Teresa Tavares) e Salomão (Paulo Pires) revelam a Jaime que Martim é seropositivo. Durante a festa, Martim tenta evitar a conversa, mas Anita (Catarina Nifo) e Tiago (José Condessa) também querem discutir o assunto com ele. Encorajado pelo apoio dos amigos e do pai, Martim, emocionado, confessa a sua situação: "Tenho tanta vergonha de vos contar... Mas é difícil. Há tanto tempo que lido com isto sozinho".
Martim explica que descobre a sua condição de forma inesperada, após uma operação à apendicite, quando é diagnosticado com VIH através de testes de rotina. Recorda a noite em que, após ser abandonado por Vera, bebeu excessivamente e teve um encontro sexual desprotegido do qual mal se lembra.
Apesar do choque inicial, Martim lamenta não ter tomado precauções e sente-se culpado. No entanto, o pai conforta-o, lembrando-lhe que todos cometem erros. Martim fica aliviado ao perceber que, apesar da revelação, continuará a ser tratado da mesma forma pelos seus entes queridos.
Fonte: TvMais