JD desaparece e deixa Mónica em pânico após descobrir a verdade
JD desaparece em ‘A Protegida’ após descobrir a verdade sobre o seu passado e deixa Mónica em pânico, sem atender chamadas nem dar explicações.
Mónica entra em desespero ao perceber que José Diogo desapareceu sem deixar rasto. O jovem não atende o telemóvel, não regressa à rulote e deixa a irmã adotiva completamente fora de si, temendo o pior.
Determinada a encontrá-lo, Mónica percorre a praia à sua procura e insiste em ligar-lhe várias vezes, mas sem sucesso. Sem resposta do outro lado da linha, deixa uma mensagem de voz carregada de angústia, admitindo estar profundamente preocupada com o desaparecimento repentino.
Durante a busca, cruza-se com um nadador-salvador, que lhe garante não ter visto José Diogo naquele dia. Apesar da sugestão de contactar a polícia, Mónica recusa, afirmando que ainda não é altura para isso, tentando manter alguma esperança.
Mais tarde, já em lágrimas, procura apoio junto de Gonçalo. Confessa que já não consegue viver sem José Diogo e admite que ele a deixou sem qualquer explicação. O irmão tenta acalmá-la, mas fica em choque ao perceber a intensidade dos sentimentos de Mónica e sem imaginar que ela vive com JD há dois anos.
O que Mónica ainda não sabe é que José Diogo descobriu toda a verdade sobre o seu passado. Encontrado por Óscar e Isabel, foi levado até ao turismo rural, onde lhe contaram tudo sobre a sua vida, numa tentativa de o ajudar a recuperar as memórias. A revelação muda tudo e pode ter sido o motivo decisivo para o afastamento repentino… e para o fim da relação com Mónica.