Foram sete meses intensos, com gravações diárias e poucas folgas. A 4 de junho, Patrícia Tavares gravou as suas últimas cenas da novela ‘A Herança’, da SIC, e deu por encerrado um ciclo marcante na sua carreira. Logo depois, fez as malas e partiu de férias. “Fui para os Açores e fui muito bem recebida. É uma loucura. A Sofia e a história de todas as personagens de ‘A Herança’ realmente têm um impacto incrível. Eu sinto esse impacto, é muito interessante e bonito”, conta-nos a atriz, de 47 anos.

Habituada a ritmos intensos de trabalho, Patrícia admite que está a adaptar-se lentamente a esta nova fase. “É estranho não ter texto para decorar. É estranho ter tempo para mim, é tudo estranho”, diz, entre risos. Mas reconhece que chegou finalmente o momento de parar, respirar e colher os frutos de tantos meses de dedicação.

Sofia e o carinho do público

A personagem Sofia, que interpreta desde a estreia da novela, marcou a atriz e milhares de portugueses. “Ela é muito perspicaz em algumas coisas, uma mulher que vai à luta, mas depois também tem uma certa ingenuidade”, descreve. Esse traço já lhe valeu alguns comentários bem diretos por parte de quem acompanha a história. “Às vezes dizem-me ‘você é tão burra’. E eu respondo logo que têm razão, ela é um bocadinho, mas também tem esse lado combativo”, partilha com naturalidade.

O impacto da novela sente-se nas ruas e nas mensagens que recebe. “Ouço muitas vezes isso, pessoas a dizerem-me ‘tu fazes parte da minha casa ou da minha família’. Isso é muito simpático e acho que é essa humanidade e imperfeição que temos todos que faz a Sofia ser tão querida para as pessoas.

A segunda temporada de A Herança já começou a ser exibida, e embora muita coisa vá mudar, o futuro de Sofia ao lado de Gonçalo (José Mata) continua incerto. “Até ela ser feliz, ainda vai ter que sofrer muito”, avisa Patrícia, com um sorriso.

A ligação foi copiada!