No dia 15 de setembro de 2024, Rúben destacou-se entre os concorrentes e arrecadou o tão desejado troféu do concurso de talentos da TVI.

Natural de Barreira, o jovem de 31 anos tem sido reconhecido pela sua interpretação emocionante das músicas de Variações, a quem considera uma das suas maiores inspirações.

Para ele, a voz semelhante ao cantor falecido tem sido uma verdadeira bênção, permitindo-lhe prestar homenagem a uma das figuras mais importantes da música portuguesa.

Segundo a TV 7 Dias, Rúben revelou que “Cantar António Variações é o maior tributo que posso fazer a um ídolo tão grandioso”, que durante a competição encantou os jurados e o público com versões arrebatadoras de temas como O Corpo é Que Paga e Estou Além. Desde o início da sua participação, Rúben não teve dúvidas de que queria ser reconhecido pela sua ligação ao legado do músico. “Muita gente diz que nasci com a mesma voz dele, e só posso sentir-me honrado por isso”, acrescenta o vencedor.

Apesar do êxito, o cantor já está focado no futuro. Rúben revela que o seu próximo objetivo é criar originais que façam jus à herança de António Variações, continuando a inspiração do seu ídolo na criação de músicas que toquem o coração do público.

Agora, com o título de Superestrela e com uma carreira promissora à sua frente, Rúben Xavier pretende continuar a homenagear Variações, ao mesmo tempo que constrói o seu próprio percurso musical.