A morte de Manuel em 'Senhora do Mar', e o facto de Joana estar sozinha, fizeram desplumar vários pensamentos ao padre Pinheiro. A verdade é que tornou-se recorrente sonhar com Joana e isso está a deixá-lo desesperado, pois, embora reconheça que sempre gostou dela, não achou nunca ser capaz de desistir dos seus votos de sacerdote.
A primeira a perceber que o padre não está bem é Genoveva, que tenta entender o que se passa, mas este pede-lhe que não se meta. Flávia tenta acalmar a situação, mas a mulher de Ramalho acha que ela está a esconder alguma coisa.
Num dos sonhos que tem sobre Joana, aparece Manuel, que lhe pede para não se martirizar mais e que pode escolher o caminho certo. O padre toma então a decisão de renunciar ao Clero. Escreve uma carta a agradecer a Deus o que fez por ele e deixa tudo. Genoveva não quer acreditar, quando vê, que o padre as vai abandonar, e tem um ataque na igreja, indo parar ao hospital.
Mais tarde, o padre procura Joana e explica-lhe o que sente. "O nascimento do Manuel mudou-me. A maneira como olho para ti e para a Júlia mudou-me... E quero estar com vocês", declara Pinheiro perante a amiga, surpreendida com a declaração. "Quero ver os meninos crescer e estar perto deles e de ti. Sei que não me vês da mesma maneira, mas quero estar perto deles. Só te peço que não afastes."
Joana fica inquieta, mas abraça-o, em sinal de aprovação. "Vai ser bom ter-te por perto", confessa a veterinária.