‘Senhora do Mar’: padre Pinheiro renuncia ao clero por amor a Joana

Em ‘Senhora do Mar’, padre Pinheiro não resiste aos sentimentos por Joana e decide deixar o sacerdócio para estar ao lado dela e dos filhos.

‘Senhora do Mar’: padre Pinheiro renuncia ao clero por amor a Joana
Padre Pinheiro luta contra os sentimentos por Joana em ‘Senhora do Mar’, mas acaba por deixar o sacerdócio para seguir o coração. Foto: SIC

Os próximos episódios de ‘Senhora do Mar’, da SIC, prometem fortes emoções. A morte de Manuel e a solidão de Joana abalam profundamente padre Pinheiro, que começa a viver um conflito interior devastador.

O sacerdote, que sempre teve uma amizade especial por Joana, começa a sonhar repetidamente com ela, o que o deixa perturbado. Embora reconheça o carinho que sente, tenta resistir aos sentimentos por achar que jamais seria capaz de quebrar os votos religiosos.

A primeira a notar que o padre não está bem é Genoveva, que tenta perceber o que se passa, mas ele recusa-se a falar: "Não te metas, Genoveva", pede, visivelmente abalado. Flávia tenta apaziguar a situação, mas a mulher de Ramalhodesconfia que há algo mais por trás do comportamento do padre.

Numa das suas visões, Manuel aparece-lhe num sonho e diz-lhe para deixar de se martirizar e seguir o seu coração. É então que Padre Pinheiro toma a decisão mais difícil da sua vida — renunciar ao clero.

Deixa uma carta de despedida, agradecendo a Deus tudo o que viveu, e parte sem avisar ninguém. Ao perceber o que aconteceu, Genoveva entra em choque dentro da igreja, acabando por ser levada para o hospital.

Mais tarde, o padre procura Joana e abre o coração:
"O nascimento do Manuel mudou-me. A maneira como olho para ti e para a Júlia mudou-me... E quero estar com vocês."

Com emoção, continua:
"Quero ver os meninos crescer e estar perto deles e de ti. Sei que não me vês da mesma maneira, mas quero estar perto. Só te peço que não me afastes."

Joana, surpreendida e tocada, abraça-o com ternura e responde:
"Vai ser bom ter-te por perto."

O gesto sela um novo começo para o ex-padre, que finalmente escolhe o amor e a família em vez da solidão espiritual.