Pedro e Maria vivem separados, mas o amor que sentem um pelo outro é bem visível na novela Senhora do Mar. Após ver Susana a sair do quarto de hotel de Pedro e vê-los a beijar-se na sua frente, Maria fica incrédula e decide confrontar o ex-namorado, acusando-o de estar a trair Beatriz. No entanto, Pedro responde de forma fria: "Não tenho de te explicar nada, Maria. Mas se queres saber... já não estou com a Beatriz." A revelação deixa Maria envergonhada pela sua reação impulsiva, e Pedro fecha a porta na sua cara.

Samuel está a observar tudo com resignação. Sentindo-se frustrada e perdida, Maria tenta desesperadamente remediar a situação, mas é tarde demais. Samuel, visivelmente magoado, entrega a chave do quarto na receção. Maria fica incrédula: "Não acredito que te vais embora chateado comigo..." Contudo, Samuel, com um tom firme, responde: "Podias ter evitado esta cena, foi muito desagradável para mim... Perdes o controlo quando vês o Pedro. Vou fazer-te um favor... Isto foi bom, mas acabou, Maria. Não vale a pena continuarmos juntos."

A decisão de Samuel deixa Maria sem palavras, enquanto ele continua: "É o melhor... para os dois... Estás livre. Pelos vistos, o Pedro também já não está com a Beatriz. Já podem voltar um para o outro." Maria fica perplexa, e insiste que gosta dele. No entanto, Samuel, com uma tristeza visível, responde: "Até pode ser... mas acho que gostas mais do Pedro. Claramente não o esqueceste, ou não tinhas feito a cena que acabaste de fazer."