A estreia, que ocorreu às 18h, teve uma audiência média modesta de 0,1% de share, segundo dados da CAEM. Este valor inicial pode ter desapontado alguns, mas o canal rapidamente começou a mostrar uma tendência de crescimento.
Durante a primeira semana de transmissão, a SIC Novelas registou uma média de 0,5% de share, destacando-se por um aumento gradual da audiência, especialmente a partir das 19h00, um horário em que atraiu mais pessoas para a sua programação de novelas da SIC.
Batalha contra a TVI
Este crescimento foi confirmado pela Universal McCann, que sublinhou a subida no período noturno (22h00-23h00), onde a SIC Novelas conseguiu mesmo ultrapassar o canal V+ da TVI em audiência média.
No entanto, o canal CMTV continua a liderar no cabo, com um share diário de 6,7%, consolidando-se como o canal mais visto no setor.
A SIC Novelas, embora não rivalize com os canais de maior audiência, tem conseguido estabelecer-se na lista dos 30 canais mais vistos em Portugal, como aconteceu no dia 21 de outubro, quando registou 0,4% de share, ficando na 28ª posição entre as audiências do cabo.
A SIC Novelas está disponível em várias plataformas: posição 14 na Meo, 131 na NOS e 69 na Vodafone, tornando-a acessível a uma audiência diversificada. Contudo, comparações com o extinto TVI Ficção, canal que conseguia manter-se regularmente no top 30, revelam que o SIC Novelas ainda precisa de consolidar a sua presença para atingir uma audiência estável e crescente.
A aposta em ficção nacional de qualidade e conteúdo premiado poderá ser uma estratégia que beneficiará o canal a longo prazo, mas, para já, o SIC Novelas ainda está numa fase inicial de crescimento e a estabelecer o seu lugar entre as escolhas do público português no cabo.