Os próximos episódios de ‘Vitória’, da SIC, prometem emoção e ruptura familiar.
Após receber de João (Jorge Corrula) um dossiê com todas as provas que incriminam os Mendonça, Afonso (Vicente Gil) percebe finalmente a dimensão das mentiras e manipulações que destruíram a vida da mãe, Vitória (Cláudia Vieira).
O jovem, ainda a recuperar de uma operação após ser esfaqueado, decide confrontar a família. “A tua mãe apanhou-te em coma e espetou-nos com uma ordem de restrição! Não podemos aproximar-nos!”, tenta justificar o avô, Manuel.
Mas Afonso já não acredita em nada. “Foram a pior coisa que me aconteceu!”, dispara, furioso. O rapaz mostra o dossiê com os documentos e acusa os avós de o manterem afastado da mãe durante anos. “Eram os vossos reféns, e nem sabíamos! Tiraram-nos a nossa mãe e chamaram-lhe louca!”
Em choque, Carolina tenta defender o marido, mas Afonso não cede:
“Se o meu pai estivesse vivo, o que vocês lhe fizeram nunca teria acontecido. O avô não protegeu a mulher dele, nem os netos!”
A discussão torna-se insuportável e culmina com uma frase devastadora:
“Nunca mais se aproximem de nós. Não têm lugar na nossa vida.”
De coração partido, Vitória ouve tudo à distância, emocionada e orgulhosa pela coragem do filho. O jovem deixa claro que não há perdão possível: “Um dia disseram que eu deixei de ser vosso neto. Pois bem, deixei mesmo.”
